Conectores AC

Carregamento lento ou semi-rápido

Tipo 1

SAE J-1772

O plug AC tipo 1 é utilizado principalmente nos EUA, Canadá e Japão

Potência máxima de 19,2kW
(Maioria dos carros só acietam no máximo 9kW em AC)

Tipo 2

Mennekes

O plug AC tipo 2 é utilizado principalmente na Europa. É o padrão recomendado pela Aneel para ser utilizado no Brasil. 

Potência máxima de 50kW
(Maioria dos carros só acietam no máximo 9kW em AC)

America do Norte
Europa

Tesla

Proprietário - América do Norte

Tipo 2 - Europa

A Tesla nos EUA e Canadá usa um padrão proprietário de plug em seus veículos, sendo este mesmo plug é usado tanto para AC como para DC. O carro vem de fábrica com um adaptador do padrão proprietário para tipo 1 para o uso em carregadores AC não-Tesla.

Na Europa a Tesla utiliza o tipo 2 (Mennekes) em seus veículos comercializados por lá.

Potência Máxima 22kW
(Maioria dos Teslas só acietam no máximo 17kW em AC)

Conectores DC

Carregamento rápido

Combo tipo 1
Combo tipo 2

CCS / SAE

CCS Combo

Este conector de carga rápida consiste em um conector AC com o acréscimo da parte DC em baixo.

Por isto ele é diferente dependendo da região, podendo ser combo tipo 1 ou combo tipo 2.

Normalmente utilizado pelos fabricantes americanos (combo tipo 1) ou europeus (combo tipo 2)

No Brasil, os carregadores DC instalados normalmente possuem CCS combo tipo 2.

Potência Máxima 350kW
(Maioria dos carros só acietam no máximo 120kW DC)

CHAdeMO

CHAdeMO é muito utilizado nos pelos fabricantes asiáticos.

Como a carga DC está mais ligada ao fabricante do que o mercado onde o carro irá ser comercializado, os carregadores DC comerciais normalmente possuem os dois tipos de conectores, CCS e CHAdeMO.

Potência Máxima 50kW

 

América do Norte
Europa

Tesla

Proprietário - América do Norte
Tipo 2 - Europa

Tesla utiliza o mesmo conector tanto para carga AC quanto para DC. 

Na America do Norte utiliza o padrão proprietário Tesla.
Na Europa a Tesla utiliza o tipo 2 (Mennekes) .

Potência máxima 120kW

A Tesla pode usar CHAdeMO através de um adaptador vendido pela própria empresa. O adaptador pode ser tanto para o padrão proprietário Tesla quanto para tipo 2 mas só pode ser utilizado em veículos da marca. Ao usar o adaptador a potência máxima fica limitada a 50kW.

Adaptador CHAdeMO para Tipo 2 da Tesla

Carregamento AC e DC

A energia se transmite de duas maneiras, na forma de corrente alternada (AC), que é o que temos nas tomadas de nossas casas, ou na forma de corrente contínua (DC) que é normalmente utilizado em aparelhos eletrônicos.

Como a energia é transmitida por AC (corrente alternada) mas a bateria de um carro elétrico recebe e fornece DC (corrente contínua) a energia AC precisa ser transformada em DC.

Esta transformação pode ser interna no carro ou feita externamente. 
Quando o conector é AC esta transformação de AC para DC é feita internamente no carro, enquanto que quando o conector é DC a transformação é feita fora do carro, no carregador.

Em geral, quando carregamos o carro através do conector DC o carregamento é mais rápido pois tem-se os equipamentos de alta potência fora do carro fazendo a conversão de AC para DC, por isto chamamos os carregadores DC de carregadores rápidos.

Já quando carregamos o carro por AC, o carro precisa fazer a conversão de AC para DC internamente, portanto normalmente são equipamentos de potência mais baixa, então chamamos as cargas AC de cargas lentas ou semi-rápidas.

A maioria dos carros elétricos possui carregadores internos que variam entre 7kW – 17kW, dependendo do modelo, ou seja, vão poder carregar através de um conector AC no máximo o que o carregador interno dele permite.

Já o carregamento por DC, pode variar entre 50kW e 350kW (ainda não foi lançado carro que aceite 350kW mas já existem estacões de carga na Europa que são de 350kW). Hoje, a grande maioria dos carros aceita 50kW no carregamento DC. A excessão fica para a Tesla, que pode carregar 120kW em seu padrão proprietário de carga DC.

Quanto maior a potência recebida pela bateria mais rápida será a sua carga.

A velocidade da carga dependerá de qual equipamento é o gargalo. Pode ser o carregador, ou pode ser seu carro. 

Carregador AC e DC normalmente encontrado em estradas. Possui um conector AC (neste caso Mennekes) e dois DC (CCS e CHAdeMO)
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